
Que a ameaça de vírus é grande no mundo computacional, todos nós estamos cansados de saber. Mas um tipo de malware vem se tornando comum e assustando usuários em todo o mundo. E como a maioria dos ataques, este também visa o benefício econômico do criminoso. O chamado “ransomware” é um tipo de vírus que, depois de infectar, sequestra sua máquina e cobra um resgate para liberar novamente o uso.
Os ataques com o “ransomware” costumam assustar o internauta; normalmente após instalado, o vírus exibe uma imagem dizendo que a máquina foi usada de maneira indevida e por isso foi bloqueada.
"O aviso pode dizer que a pessoa usou a máquina de maneira ilegal e que o FBI está investigando e bloqueou o computador. São maneiras que assustam o usuário para pensar que se trata de um ataque legítimo e ele deve pagar", explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.
O pior é que os valores exigidos para que o computador seja liberado novamente são bem altos; este, por exemplo, pede três mil dólares! E não há qualquer garantia que depois de feito o pagamento você vai ter seu PC livre novamente.
Ainda que a maioria dos antivírus consiga detectar essas ameaçar, os ataques com ransomware são um desafio constante para as empresas de segurança.
"É um ataque que bloqueia a máquina, então às vezes fica difícil receber a informação do que está acontecendo em relação ao golpe", explica Di Jorge.
Sem a informação do que aconteceu, os laboratórios de segurança não podem fazer muita coisa. Uma coisa que preocupa é que só o antivírus pode não ser suficiente pra proteger contra esse tipo de ataque. O especialista lembra que não se pode esquecer das boas práticas na internet. Entre elas, podemos destacar o cuidado para não instalar softwares de procedência duvidosa, não abrir e-mails com anexos suspeitos ou clicar em qualquer link sem ter certeza de que ele é seguro; isso vale para mensagens instantâneas, publicações em redes sociais ou em qualquer página online. O “ransomware” pode ser instalado quando o usuário visita qualquer site malicioso.
Outra coisa que faz parte dessas “boas práticas” de segurança é manter sempre um backup atualizado das suas máquinas. Porque, mesmo que você mantenha seu sistema operacional e softwares de segurança atualizados, de repente um novo “ransomware” pode atingir você; neste caso, a única solução – para não dar dinheiro aos criminosos – seria formatar seu computador e começar do zero novamente.
Lembre-se: online, todo cuidado é pouco. Pessoas mal intencionadas são criativas e estão sempre tentando conseguir o seu dinheiro. Desconfie... não saia clicando, abrindo ou baixando qualquer coisa. Mantenha seu equipamento atualizado e também o seu antivírus. No nosso blog você sempre encontra dicas preciosas de como se manter seguro no mundo virtual; inclusive nos dispositivos móveis. Evite dor de cabeça...
Fonte: Olhar Digital